SOBRE

A valorização e a transmissão dessas práticas culturais entre as gerações têm relevante importância para a formação de uma sociedade mais democrática, educativa, saudável e artística. A união entre as gerações de fazedores(as) culturais é a união de práticas tradicionais com as atuais, que incorpora a movimentação natural dos processos criativos e as mudanças no ciclo das gerações das sociedades amazônicas.

 

O projeto RIO ACIMA, coordenado pelo músico profissional Helder Gama (Catraca), foi selecionado pelo Edital de Multilinguagens – Lei Aldir Blanc Pará (2021).

OBJETIVOS

Com o intuito de valorizar e fortalecer as manifestações culturais afroindígenabrasileiras da região de integração do Baixo Amazonas, o projeto RIO ACIMA busca contribuir com os processos de criação e execução artística dos grupos culturais Rito Religioso do Çairé, que participa da festa mais antiga da Amazônia (Çairé) e As Karuana, um coletivo de mulheres indígenas e ativistas através da música, ambos resistindo à margem do Rio Tapajós (Pará).

PÚBLICO-ALVO

Integrantes dos coletivos culturais “Rito Religioso do Çairé” e “As Karuana”, fazedoras e fazedores de cultura popular da vila de Alter do Chão, além da comunidade local e digital.

IMG_20210618_145707_edited.jpg

METODOLOGIA

A edição RIO TAPAJÓS iniciou no mês de Maio de 2021, na vila de Alter do Chão (Santarém-PA) e, atualmente, encontra-se na fase de lançamento do site do projeto.

As ferramentas de produção musical profissional foram Oficinas de técnicas de execução musical, abordando o canto, a música, o instrumento, a performance e a gravação nas práticas culturais da região. A dinâmica das oficinas envolveu a troca de experiências e conhecimentos adquiridos ao logo das práticas culturais tradicionais e contemporâneas.

 

Todas as atividades propostas do projeto obedecem as orientações sanitárias de prevenção de combate à Covid-19.

RESULTADOS

- Valorização e a transmissão de práticas culturais entre diferentes gerações da região do Baixo Amazonas (Rito Religioso do Sairé e As Karuana);

- 01 (uma) gravação musical com cada grupo cultural;

- Entrega de 02 (dois) tambores para cada grupo cultural participante do projeto;

- Entrega de 05 (cinco) instrumentos de percussão para a Escola Indígena Borari, da vila de Alter do Chão.

- Website informativo do projeto RIO ACIMA.

1625532420184.jpg